Página Inicial > Opinião, União Nacional do Lotéricos > Lotéricos devem tomar cuidado com o ‘negocial’

Lotéricos devem tomar cuidado com o ‘negocial’

Os lotéricos devem ser prudentes antes de aceitar a proposta da Caixa Econômica Federal para ampliação do portfólio de produtos negociais.

No comunicado ‘Reposicionamento da Rede Parceira’ distribuído a rede lotérica no dia 27 de julho, a gerência Nacional de Implementação e Manutenção dos Canais Parceiros e a superintendência Nacional de Gestão Operacional de Canais informaram que, depois de 12 meses de construção, a Caixa comunicava o lançamento da estratégia de reposicionamento da rede parceira com “a ampliação do portfólio de produtos negociais para atuação dos parceiros com processos automatizados e simplificados, novos parâmetros e valores de remuneração, que permitem a ampliação da rentabilidade do negócio para toda a rede lotérica e maior comodidade e conveniência aos clientes”. No documento, a Caixa também informou que centenas de empregados do banco foram treinados para, a partir do início de agosto, capacitarem todos os empresários lotéricos e seus colaboradores no país.

Negocial somente com cláusula de reajuste

Por que os lotéricos tem que tomar cuidado? Antes do treinamento, os empresários deverão aceitar as condições e assinar um novo aditivo ao contrato de permissão. Caso este novo acordo não seja bem negociado, inclusive com cláusulas de reajustes destes serviços, o empresário poderá estar gerando novos problemas, como os que estão sendo reinvindicados atualmente pela categoria com relação a adequação das tarifas pagas pela Caixa, pelos serviços prestados nas lotéricas, pois de 20 itens, 16 deles geram prejuízo para cada lotérico.

Argumento para negociação

Outro argumento importante para que os lotéricos não aceitem neste momento o aditivo para ampliação do portfólio de produtos negociais, é que este processo não pode se sobrepor ao problema já existente, que é o realinhamento das tarifas por serviços financeiros.

Com certeza esta ampliação negocial é importante para a Caixa, já que o banco dedicou 12 meses nesta estratégia de reposicionamento e treinou os empregados para garantir um aumento na rentabilidade do banco. Entretanto, os lotéricos têm entender que precisam resolver a atual situação, ou seja, o realinhamento das tarifas e estabilização do sistema, antes de absorverem mais serviço.

Lembrando que a adesão ao negocial também poderá significar um aumento nos custos e mais trabalho, pois a Caixa sugere que os empresários vendam mais coisas para cobrir seus próprios prejuízos e aumentar a rentabilidade do banco.

Continuar alinhado ao Movimento União Nacional dos Lotéricos poderá representar ganhos maiores para os empresários. (Leia mais em Lotérica)

Fonte:  BNL – Blog do Editor

Bookmark and Share
  1. Mracos I
    17, agosto, 2012 em 23:11 | #1

    Fui convocado para uma reunião no EN e acredito que seja para ser informado sobre esse novo ranking e assinar esse aditivo pois é obrigatória a presença do proprietário, que poderá levar o funcionário do Negocial, se quiser.

  2. Alexandre
    17, agosto, 2012 em 17:31 | #2

    Já sou lotérico há 3 anos em MG, e estou assumindo mais duas unidades agora. Fui convocado para assinar o contrato de adesão (que era pra ser em 24/07) e para minha surpresa já constava o aditivo de contrato com a nova sistemática de pontuação dos lotéricos para o negocial.

    Não descrevia a forma de pontuação e os valores de “bonificação”, só tinha um anexo com os valores para cada negocial. Enfim, NÃO assinei, e não vou assinar enquanto esta sistemática for oficializada e demonstrada. Além disso a CAIXA está alterando o contrato de adesão, que não é o mesmo que estava como anexo no edital de licitação. Ou seja, estão agindo de má fé, no sentido de ocultarem mais esta “fórmula mágica” de remuneração.

  3. Thereza
    15, agosto, 2012 em 15:38 | #3

    @Fernando
    É isso aí, Fernando. Estamos perdendo o foco e o incentivo com esse silêncio absurdamente sepulcral por parte dos sindicatos e Febralot. Mais uma vez, somos os últimos a saberem o que aconteceu na reunião que tiveram com a Caixa e que rumo tomaremos agora. Estamos tentando nos manter unidos, mas estamos sem leme…

  4. Fernando
    15, agosto, 2012 em 12:26 | #4

    É claro que a caixa quer passar o lixo bancário para nós, vocês viram o que é necessário para abrir uma conta poupança fácil?? Além de trabalhoso é complicado explicar que só pode movimentar até R$ 2.000,00, ninguém entende e ainda fica o problema de ter que explicar quando o valor exceder. Não vou arrumar um problema que não tenho hoje de forma alguma.
    Por hora fico aqui aguardando a posição do sindicato quanto a próxima atitude e espero que não demore, já estamos perdendo o foco.

  5. jose antonio menezes fonseca
    15, agosto, 2012 em 10:30 | #5

    ESTAMOS COMEÇANDO A ACHAR AS SOLUÇOES PARA OS NOSSOS PROBLEMAS…….SOLUÇAO PARA OS TERMINAIS QUANDO ESTIVEREM FORA DO AR, PARALIZADOS, SEM COMUNICAÇÃO, SEM SISTEMAS…..TRABALHAREMOS NO NEGOCIAL COMO A CAIXA QUER………..AGORA SO FALTA RESOLVER O PROBLEMA DAS NOSSAS DIFICULDADES FINANCERIAS….REALINHAMENTO DAS TARIFAS……..VAMOS VER QUAL SERA A SOLUÇÃO,,,,,,,,,,,,,

  6. RACHEL
    15, agosto, 2012 em 10:29 | #6

    Caro amigo Luis Mendes, quando comprei a lotérica de outra pessoa a tres anos atrás, apenas me deram um aditivo de transferencia, ou seja, informando a saída dos sócios anteriores e a entrada de 02 novos sócios. Não possuo o contrato original e, nem mesmo o lí até hoje. Ve se voce concorda comigo, se a consultora me disser que tenho que assinar o novo aditivo negocial, seria o caso de solicitar a ela que me entregue a cópia do contrato original. Outra dúvida, seria se sou obrigada a realizar os serviços de negocial que talvez os antigos proprietários tenham assinado.

    • Luiz Mendes
      15, agosto, 2012 em 21:45 | #7

      Rachel

      Se você ainda mantem contato com a pessoa que lhe vendeu a lotérica, peça a ela uma cópia do contrato. Se não for possível, peça cópia ao seu consultor de canais. Ele deve deve ter todo o histórico da lotérica com o contrato original e aditivos feitos ao longo do tempo. Este é um direito seu. Faça tudo de forma oficial.

      Concordo com você, se nos documentos que você tiver acesso, não constar o obrigatoriedade de fazer o negocial, você não deve fazer nenhum serviço e nem assinar nada.

  7. Marcos I
    15, agosto, 2012 em 09:54 | #8

    Ricardo :@Luiz Mendes
    Achei q estivesse relacionado também, ao aumento no tempo de contrato com a caixa…Ex : 10 anos, 20 anos…

    O Negocial ou qualquer outro negócio proposto pela CEF não influi e nem influirá no tempo do seu contrato. Se for o antigo (sem licitação), ele se encerrará em 2019 e você terá de vencer a licitação para continuar no ramo.

  8. ricardo maio
    15, agosto, 2012 em 09:48 | #9

    Experiencia de 06 meses no negocial: fui convencido pelo supervisor de canais a contratar alguem só para o negocial, pois lá em fevereiro passado ele me garantiu que viria”coisa boa”. Investi R$ 3500 em maquina e divisoria.Até agora não aconteceu nada. Levei uma planilha para o novo supervisor(ja mudou) onde eu mostro um “lucro” de 300 pila/mes( a funci ganhou o salario mais o meu “lucro” de comissão, não está descontado ainda o investimento) A conta facil não compensa, não tem volume, tu só perde tempo, podendo estar autenticando e diminuindo a fila. O dos aposentado é 2%, ou seja tem que emprestar MUITO. O imobiliario, tudo que é corretor é correspondente, então é um pinga pinga, além do inicio do processo, até receber a comissão, vai 60 dias. Ainda tem aqueles lotericos que dividem a comissão com o corretor, por ter trazido o negocio(ao corretor não basta os 6% da venda). Enfim, dei a ele um prazo de ate o final do mês para aparecer as tais novidades, caso contario vou demitir e ficar sem o negocial. NÃO ASSINO NADA!!!!

  9. Ricardo
    14, agosto, 2012 em 23:06 | #10

    @Luiz Mendes

    Achei q estivesse relacionado também, ao aumento no tempo de contrato com a caixa…Ex : 10 anos, 20 anos…

    • Luiz Mendes
      14, agosto, 2012 em 23:21 | #11

      Ricardo
      O tempo da permissão já está definido no seu contrato original, independente de qualquer aditivo que você assine.

      Clica na página BLOG >>> FAQ e veja a questão em Contratos, circulares e permissões

  10. Ricardo
    14, agosto, 2012 em 22:30 | #12

    A pergunta é: Podemos negar a assinatura do contrato aditivo? ( Não trabalhar com essa prosposta de negocial ). Podemos assinar ele posteriormente? Não corremos risco de perder a concessão caso não assinar?

    • Luiz Mendes
      14, agosto, 2012 em 22:58 | #13

      Ricardo

      Como o nome diz, é um aditivo ao seu contrato. Se no seu contrato original não consta a obrigação de realizar o negocial, não tem porque você ser punido ou perder a concessão. Não assine, senão… Se o seu contrato consta este serviço, aí você é obrigado a “executar”.

      A Caixa age como um senhor feudal. Acha que pode impor tudo na base da ameaça velada ou explícita ou na base da porrada. Se algum funcionário da Caixa disser que você é obrigado a fazer o negocial, e no seu contrato não consta o serviço, simplesmente peça a ele que escreva o que está dizendo, assine embaixo, junto com o nº da matrícula dele. Olhe bem pra cara dele e veja a reação.

      Executar o serviço do negocial sem assinar o aditivo é dizer SIM para a Caixa. O gerente vai te cantar e dizer que você não precisa assinar o aditivo. Você vai, faz o negocial e ganha algum dinheiro, que vai cobrir em parte os prejuízos significativos do transacional (conta, bloquetos). O seu problema não foi resolvido. Você continua a trabalhar com um ramo de atividade que gera um baita custo na tua lotérica e que gera um baita prejuízo. Sabe quem ganha? O gerente geral da agência que tem suas metas atingidas, vai ganhar bônus, vai ganhar aumento de salário e benefícios, depois da greve O banco lucra mais porque você é mão de obra muuuuuito barata e você vai continuar na zenzala trabalhando igual a um escravo, se contentando com migalhas até falir. Sabe quem vai perder com isto? A tua família.

  11. Joao
    14, agosto, 2012 em 22:11 | #14

    Nos prescisamos pressionar os Sindicatos para junto a CEF liberar o Bolão, pois na minha opinão podemos aumentar o faturamento da Loterica em torno de 35% ou mais na nossa remuneração, acho q podemos dar um salto grande com o Bolão, parece que os lotericos pararam de falar no Bolão … está quase para liberar e paramos de falar, verifiquei no site da Caixa hoje e nao falam mais no chat prescisamos do bolão tambem !!! “Minha opinião”

  12. EDECIR
    14, agosto, 2012 em 17:58 | #15

    nilton :
    Durante os dois sábados sem contas somente jogos, foi uma beleza, nada de grande quantidade de dinheiro no cx., c/ apenas 02 funcionários foi o suficiente, ou seja , antigamente os jogos eram lucrativos, não necessitava de tantos funcionários, o montante de dinheiro era pouco, não tendo que gastar c/ transportadora de dinheiro e nem seguro contra roubos , não atraía tantos roubos. Até que a CEF, começou a remunerar mal os jogos, e sobre o argumento de atrair mais clientes p/ a loja, abriu a atendimento p/ contas e mais tarde p/ serviços de pagtos. e saques, foi feito de tal forma que sem os dois (JOGOS E CONTAS) não podemos ficar sem, pois tanto os jogos como as contas, são mal remunerados( DE FORMA PROPOSITAL), hoje eles estão em um novo procedimento, querem forçar o negocial (desafogando de vez as agências), FORÇAR A MONTAR UMA ESTRUTURA P/ O NEGOCIAL, SEM QUALQUER PREVISÃO DE REAJUSTE E C/ O FATO QUE O MESMO TEM VIDA CURTA ,DAQUI A POUCO SE ESGOTA OS CLIENTES P/ ABERTURA DE CONTAS, CONSORCIO, FINANCIAMENTOS, E DEPOIS?… GENTE NÃO PODEMOS ACEITAR ESSA TERCEIRA FASE DE IMPLANTAÇÃO DA CEF, TEMOS QUE LUTAR PELA REPOSIÇÃO DAS TARIFAS E JOGOS…

    O PIOR QUE A CAIXA FEZ TUDO ISSO QUE FALOU AOS OLHOS DOS REPRESENTANTES DA CLASSE LOTERICA, AI EU TE PERGUNTO -QUEM ERA DESUNIDO AS LOTERICAS OU OS REPRESENTANTES, COMO ELES PUDERAM DEIXAR CHEGAR NESSE PONTO. DE 10 ANOS SEM
    AUMENTO “SERÁ QUE O CANTO DA SEREIA OS ENFEITIÇOU? É TUDO QUE QUERO E PRECISO
    MAS É DIFICÍL ACREDITAR QUE ALGUMA COISA MUDE, VEJA O PROJETO DO MANSUR PARADO
    POIS FOI DILACERADO ANTES DAS VOTAÇÃO TALVES AGORA NEM IMPORTA MAIS. SÓ DE OS REPRESENTANTES GUARDARAM AQUELA BALA DO COLLOR PARA MATAR A ONÇA COM UM TIRO SÓ…………SÓ POR DEUS E UM BALAIO DE SANTO.

  13. Agostinho Marcelo Cerezer
    14, agosto, 2012 em 17:25 | #16

    Faz tempo que eu estava pensando em não receber mais contas ao sábado, com esse protesto de 2 sábados sem contas, aproveitei o embalo e parei definitivamente de receber contas e depósitos aos sábados. No sábado agora só trabalho com JOGOS, pouco funcionário, sem estresse e principalmente sem ALTO VALORES p/ guardar no fim de semana. Abraços. Agostinho Marcelo Cerezer Capivari -SP.

  14. Thereza
    14, agosto, 2012 em 15:53 | #17

    Não se enganem – a Caixa já está fazendo a cama dela e, consequentemente o nosso “colchonete sujo e empoeirado”. Tudo o que os executivos da Caixa escrevem deve ser lido com muita atenção, principalmente nas famosas entrelinhas. A palavra “reposicionamento” já abre precedente para mudar as características de trabalho da rede lotérica. Aos poucos os jogos ficarão apenas na internet e terminais de auto-atendimento e a rede lotérica “reposicionada” ficará fazendo o serviço que o funcionalismo ganha para fazer. Até nisso ela se respalda juridicamente – não está escondendo de ninguém as suas intenções, está tudo lá no papel. Quem assinar qualquer papel estará dando o aval que ela precisa para nos enfiar goela abaixo o que ela quiser.
    Perguntar não ofende: alguém acredita que os representantes da rede lotérica sejam tão ingênuos a ponto de não perceberem isso?
    Para bom entendedor – gatos escaldados como nós lotéricos – meia palavra basta.

  15. nilton
    14, agosto, 2012 em 14:33 | #18

    Durante os dois sábados sem contas somente jogos, foi uma beleza, nada de grande quantidade de dinheiro no cx., c/ apenas 02 funcionários foi o suficiente, ou seja , antigamente os jogos eram lucrativos, não necessitava de tantos funcionários, o montante de dinheiro era pouco, não tendo que gastar c/ transportadora de dinheiro e nem seguro contra roubos , não atraía tantos roubos. Até que a CEF, começou a remunerar mal os jogos, e sobre o argumento de atrair mais clientes p/ a loja, abriu a atendimento p/ contas e mais tarde p/ serviços de pagtos. e saques, foi feito de tal forma que sem os dois (JOGOS E CONTAS) não podemos ficar sem, pois tanto os jogos como as contas, são mal remunerados( DE FORMA PROPOSITAL), hoje eles estão em um novo procedimento, querem forçar o negocial (desafogando de vez as agências), FORÇAR A MONTAR UMA ESTRUTURA P/ O NEGOCIAL, SEM QUALQUER PREVISÃO DE REAJUSTE E C/ O FATO QUE O MESMO TEM VIDA CURTA ,DAQUI A POUCO SE ESGOTA OS CLIENTES P/ ABERTURA DE CONTAS, CONSORCIO, FINANCIAMENTOS, E DEPOIS?… GENTE NÃO PODEMOS ACEITAR ESSA TERCEIRA FASE DE IMPLANTAÇÃO DA CEF, TEMOS QUE LUTAR PELA REPOSIÇÃO DAS TARIFAS E JOGOS…

Você deve estar logado para publicar um comentário. Não é cadastrado? Cadastre-se.